Startup catarinense é selecionada para programa de aceleração do grupo Vedacit
FastBuilt conta com plataforma para gestão do pós-obra e dá mais um passo no processo de crescimento e ampliação de mercado. Projeto, que é considerado o maior programa de inovação aberta do setor, já contemplou mais de 20 startups em todo o país é gerido pela Trutec
A FastBuilt, construtech catarinense especializada em soluções de tecnologia para a construção civil e gestão de pós-obra, é uma das empresas selecionadas para o programa de aceleração Vedacit Labs, do Grupo Vedacit. O projeto é considerado o maior programa de inovação aberta do setor e é gerido pela Trutec, ecossistema de soluções conectadas para transformar a indústria da construção.
Mais de 20 startups em todo o país já passaram pelo Vedacit Labs e o objetivo da Trutec é chegar a R$ 100 milhões em investimentos até 2026. Neste ciclo, quatro startups foram selecionadas, com base nos critérios: impacto no setor da construção, potencial de mercado, potencial de conexão com as outras startups do portfólio, tecnologia utilizada, maturidade do plano de negócios e perfil dos empreendedores.
Adriana Bombassaro, co-fundadora e diretora de operações da FastBuilt, afirma que a parceria com a Trutec vem ao encontro dos propósitos da construtech e deve impulsionar novos negócios. “A visibilidade proporcionada pela Trutec deve alavancar a nossa empresa a novos patamares do mercado, além de chancelar o nosso profissionalismo, importância e garantia dos serviços que nós oferecemos. Queremos acelerar o networking e a troca de conhecimento com outras startups e absorver o máximo de informação possível para implementarmos nas nossas entregas”, celebra a executiva.
Victor Gimenez, gestor de aceleração do Vedacit Labs, comenta sobre o trabalho que vem sendo feito com as construtechs. “O principal objetivo do Vedacit Labs é a conexão entre tecnologias e a construção civil. A cada ciclo, vemos uma quantidade incrível de novas soluções surgindo para solucionar dores reais do mercado”, afirma.
Entre os benefícios do programa destacam-se a possibilidade de conexões com novos potenciais clientes, investidores e parceiros, oportunidade de negócios, mentoria com especialistas de alta liderança em diversas áreas do negócio, aceleração e acesso aos laboratórios e produtos Vedacit.
Investimento em inovação garante economia ao mercado
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) prevê que a adesão à indústria 4.0 deve gerar uma economia de cerca de R$ 73 bilhões ao ano, que incluem redução de custos de manutenção de máquinas, ganhos de produtividade e economia de energia entre os principais benefícios.
Inovações da indústria 4.0 na construção civil, incluem tecnologias como o uso de drones, análise de dados em grande volume, realidade aumentada, nanotecnologia, modelagem da informação da construção (BIM), impressão 3D e outros.
“Para que a construção civil 4.0 se torne uma realidade mais acessível a todas as construtoras, beneficiando, assim, mais pessoas, é importante que haja iniciativas de fomento à transformação digital como a da Trutec by Vedacit, levando conhecimento e tecnologia a um maior público”, conclui Adriana.