04/06/2025

Tecnologia têxtil sob demanda revoluciona processos e fortalece a sustentabilidade industrial

Processos de impressão DTG reposicionam o papel da personalização na indústria e estimulam cadeias produtivas mais eficientes e conscientes. Linha GTX, da Brother, é uma aliada do segmento

As tecnologias voltadas à impressão direta em tecidos (DTG – Direct to Garment) representam um avanço significativo na forma como os setores de moda, acessórios e personalização, por exemplo, lidam com a produção em pequena, média e grande escala. Em um mercado que recebe equipamentos cada vez mais eficientes e ao alcance facilitado de empresas, a adesão a esses equipamentos traz uma nova perspectiva para a indústria: respostas rápidas às tendências de mercado, além de um posicionamento mais sustentável na cadeia produtiva.

A Brother – empresa focada em máquinas de costura e de bordado, além de equipamentos de corte e impressão –, atenta aos movimentos do mercado, destaca o quanto a linha de impressoras GTX são potenciais agregadoras de valor na indústria.

“Esses equipamentos têm a capacidade de integrar etapas do processo produtivo em volume. Com elas, não há a necessidade de grandes tiragens de um mesmo exemplar – seja de uma peça de vestuário personalizada ou mesmo de um acessório –, o que possibilita à indústria uma produção mais enxuta, sob demanda e com menor desperdício de insumos. Com isso, empresas que buscam mais agilidade, flexibilidade e personalização ganham em competitividade e sustentabilidade”, explica Paulo Akashi, diretor de Vendas da Brother.

Além de operar com tintas à base de água, mais seguras e com menor impacto ambiental, os equipamentos da Brother foram projetados para oferecer alta performance com menos consumo de energia. O modelo GTX Pro B, por exemplo, é ideal para ambientes industriais que demandam produção contínua, aliando durabilidade, qualidade de impressão e automatização de processos.

Outra vantagem dos equipamentos é a versatilidade na aplicação, possibilitando impressão em diferentes tecidos e produtos (como calçados, bolsas, bonés e cintos), o que os torna ideais para negócios que atuam com marcas próprias, confecção personalizada, brindes corporativos e e-commerce de vestuário. 

“A linha GTX oferece soluções que dialogam diretamente com as demandas atuais da indústria: produção inteligente, customização em massa e responsabilidade ambiental. Essa tecnologia proporciona às indústrias a chance de inovar e atender mercados exigentes com mais eficiência”, reforça Paulo. 


Legenda: O modelo GTX Pro B é ideal para ambientes industriais que demandam produção contínua,
Créditos: Divulgação/Brother
Legenda: Paulo Akashi, diretor de Vendas da Brother.
Créditos: Divulgação/Brother