29/09/2025

Tenda, uma das maiores construtora do país, automatiza gestão do pós-obra com a FastBuilt

A construtora adotou a plataforma para concentrar o processo de assistência técnica em um único canal, dando mais agilidade no atendimento ao cliente. O projeto piloto registrou uma redução de 40% no tempo de atendimento a chamados, e o objetivo é expandir o projeto para mais de 250 empreendimentos e ganhará novas funcionalidades

A Tenda, construtora brasileira presente em nove estados e com mais de 185 mil unidades entregues, acaba de adotar a plataforma da FastBuilt de gestão do pós-obra e relacionamento com o cliente. Com a inovação, a Tenda passa a centralizar o processo de assistência técnica em um único ambiente, podendo gerir de forma proativa as equipes de campo. 

Para o cliente, a novidade facilita a abertura de chamados para manutenções, sem a necessidade de ligação ou e-mail: basta acessar o app e registrar a solicitação. O projeto será expandido para todas as regionais da Tenda no país. 28 empreendimentos já utilizam a solução em São Paulo, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro; e serão 256 empreendimentos em todo o Brasil a agilizar a rotina do pós-obra. O projeto piloto realizado pela construtora registrou uma redução de seis dias no tempo de atendimento a chamados, representando uma diminuição de 40%. Na prática, o resultado inicial já representa uma possibilidade de crescimento de 11% no volume de condomínios atendidos, com a mesma equipe.

“Conheci a FastBuilt a partir de uma busca que realizei no mercado, em um momento em que precisávamos de maior eficiência e transparência na gestão do pós-obra. Nossos processos, antes fragmentados em diversas ferramentas, impactavam tanto a operação quanto a experiência do cliente. Com a plataforma, centralizamos toda a jornada em um único ambiente, com comunicação integrada, dashboards em tempo real, rastreabilidade completa dos chamados e comunicação com o cliente mais ágil e clara. A centralização das informações também permite retroalimentação mais ágil, reduz retrabalhos e promove melhorias em projetos, suprimentos e obras”, destaca Maria Helena Dimas, gerente nacional de Qualidade e GAPE da Tenda. “ Nosso objetivo é expandir a FastBuilt para todos os empreendimentos, estabelecendo um novo padrão de qualidade e eficiência na assistência técnica, com dados que retroalimentam o negócio e nos ajudam a aprimorar continuamente nossos produtos e serviços”, complementa.

Jean Ferrari, CEO da FastBuilt, reforça que um dos maiores benefícios da automação do pós-obra é o histórico completo do imóvel, que dá mais visibilidade à construtora e mais facilidade ao cliente. “Neste processo de manutenções durante as garantias, a maioria das empresas não tem uma boa visibilidade sobre os custos. Quando tudo é feito em um único ambiente, com dashboards intuitivos e um histórico do imóvel, fica muito mais fácil organizar deslocamentos, avaliar a qualidade de serviços e produtos usados no empreendimento e usar informações para a melhoria em novos projetos. Já o cliente consegue registrar com eficiência a manutenção necessária, facilitando a resolução já na primeira visita da equipe”, diz.

Adriana Bombassaro, diretora de operações da FastBuilt, reforça a importância da parceria com a construtora. “A Tenda é uma marca reconhecida e respeitada no mercado e o movimento de investimento em tecnologia no pós-obra amplifica para o mercado a necessidade de automação e uma gestão mais consistente nestes processos. Com a nossa plataforma, a companhia terá dados estratégicos para validar insights em novos empreendimentos e criar um fluxo contínuo de melhoria, baseado em dados”, diz.

Manutenção preventiva para facilitar gestão condominial

Outra iniciativa da Tenda junto com a FastBuilt foi a implementação do módulo de Manutenção Preventiva da plataforma. A solução é voltada a gestores de condomínios e síndicos, e facilita o acompanhamento do calendário de manutenções preventivas  previstas para o empreendimento e o registro histórico para o condomínio em eventual troca de síndicos. Além disso, garante o registro das ações realizadas nos empreendimentos, proporcionando um histórico completo de manutenções e cuidados, dando mais segurança estrutural e jurídica aos empreendimentos, em médio e longo prazos.

Além da Tenda, a FastBuilt está em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, e até o fim do ano deve chegar a mais de 500 construtoras atendidas e mais de 200 mil lares gerenciados. A plataforma de gestão do pós-obra da empresa proporciona o registro de todas as informações do imóvel, geração de manual digital do proprietário, e controle de cada etapa do pós-obra (vistoria, manutenções, assistências técnicas, personalização e customização, manutenção preventiva e geração de garantias).

SOBRE A TENDA

A Tenda (B3: TEND3) é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Atua em dez regiões metropolitanas do Brasil, com empreendimentos voltados para as faixas 1, 2 e 3 do Programa Minha Casa Minha Vida e maior foco nas faixas 1 e 2. Ao longo de sua bem-sucedida trajetória, a companhia já propiciou a mais de 180 mil famílias a conquista da casa própria.


Legenda: Adriana Bombassaro (Co-founder e COO na FastBuilt), Maria Helena Dimas (Gerente Assistência Técnica Construtora Tenda) e Jean Ferrari (CEO e Founder na FastBuilt).
Créditos: Divulgação
Legenda: O projeto piloto registrou uma redução de 40% no tempo de atendimento a chamados, e o objetivo é expandir o projeto para mais de 250 empreendimentos e ganhará novas funcionalidades
Créditos: Divulgação