11/02/2022

Tendência de digitalização na área financeira é aposta para redução de despesas e transparência, afirmam especialistas

Com avanço nos processos de transformação digital, soluções voltadas à gestão do setor financeiro proporcionam aos negócios maior segurança e controle, especialmente em momentos de instabilidade econômica

Os últimos anos foram catalisadores de mudanças organizacionais. Desde o início da pandemia, mais de 87% das empresas brasileiras aceleraram seus projetos de digitalização, de acordo com o estudo da Dell Technologies. Para Edson Gonçalves, vice-presidente de operações da Paytrack, empresa que desenvolve soluções para gestão de despesas corporativas, o movimento digital tende a beneficiar os departamentos financeiros de organizações. “Mais do que facilitar e promover a assertividade da gestão, as soluções digitais se tornam uma opção estratégica para as empresas. Os destaques são visibilidade, compliance e o controle, que tornam a gestão de despesas mais eficaz, fornecendo informações precisas sobre os gastos”, diz.

A aposta do especialista são as soluções all-in-one, que acompanham a rotina do colaborador mesmo ele não estando na empresa por meio do conceito mobile com atualização em tempo real. “Com a mudança cada vez mais rápida do mercado, é necessário incentivar o uso mais profundo das tecnologias, sobretudo daquelas que otimizam a rotina dos colaboradores, reduzindo o tempo gasto nas atividades manuais. As novidades são aliadas das empresas e precisam ser vistas desta forma, já que permitem analisar as atividades passadas e atuar com previsibilidade para a manutenção da saúde financeira dos negócios, além de facilitar a integração entre empresas, colaboradores e clientes”, explica

Um estudo, realizado pela ComScore, mostra que o Brasil lidera a digitalização na América Latina, principalmente pelo perfil digital da população, onde 88% é usuário das redes e estende este comportamento para serviços on-line, como os bancários. O cenário, como aponta Edson, é propício para que empresas se desenvolvam no mercado, buscando auxílio em negócios que promovam a facilidade no processo. “As transformações permitiram que empresas de tecnologia se proliferassem no mercado. Cada vez mais vemos especialistas oferecendo serviços segmentados e que colaboram em áreas específicas dentro das empresas, como finanças ou tecnologia. Utilizar parceiros como estes vem se mostrando uma interessante alternativa para que gestores possam focar sua atividade nas áreas administrativas e de maior necessidade dentro do negócio”, afirma.

Gestão de despesas impulsionou resultados da Baldan

Um bom exemplo de parceiros dentro do negócio é a Baldan que contratou a Paytrack para otimizar a gestão das viagens e controlar as despesas corporativas da empresa. Segundo Maria Alice Martins Manzolli, coordenadora de custo de viagem, a decisão surgiu como uma necessidade para a visualização e controle eficaz das despesas. Quando eu assumi o departamento, era tudo feito em planilhas, que eram enviadas via e-mail e os comprovantes via correio. Posteriormente esta documentação era separada por data e tipo de despesa para serem lançadas em sistema. Basicamente, um trabalho dobrado, demorado e com o tempo as informações de alguns documentos se apagavam. Procuramos empresas que pudessem nos atender neste processo. Após algumas experiências, encontramos o Paytrack que estava bem à frente do que tínhamos visto”, diz.

Entre os principais benefícios de aderir a solução oferecida pela Paytrack, Maria Alice destaca a redução nas rotinas administrativas, aumento do controle e compliance e simplificação de processos: “Com essa implantação tivemos otimização de processos, redução gastos e aumento na eficiência nas áreas envolvidas. Uma gestão de ponta a ponta. Toda melhoria diminui gastos, aumentou a velocidade, precisão e desempenho de um processo. Agilizar, padronizar o fluxo do trabalho e modelar processos aumenta a performance. Se você quer uma gestão de alto nível, vai precisar de ferramentas de otimização de processos”.

A Paytrack é especializada em soluções para gestão de viagens, despesas e reembolsos corporativos e conta com ferramentas online completas, que fornecem relatórios consolidados sobre a operação através de dashboards intuitivos.


Legenda: Edson Gonçalves, vice-presidente de operações de Paytrack
Créditos: Divulgação