25/07/2023

Thermo Star amplia atuação internacional e abre mercado na Venezuela

A empresa especializada em soluções de refrigeração de transporte já atua em outros 18 países e soma mais de 17 mil produtos entregues. Estratégia de crescimento prevê chegada a 23 países até o fim do ano

Reforçando sua estratégia de internacionalização, a Thermo Star, empresa brasileira especializada em sistemas de refrigeração para o transporte, expande sua atuação e agora também opera no mercado venezuelano. Este é o 19º país em que a companhia está presente e para ampliar as oportunidades de mercado a organização consolidou sua entrada com o apoio de um parceiro de negócios local.

A escolha de expandir para mais um país da América do Sul é baseada no movimento de mercado, especialmente no crescimento do agronegócio na região. De janeiro a abril, por exemplo, as vendas externas de alimentos e derivados do agro, como algodão, celulose e madeira,  atingem US$ 49,4 bilhões, 4% a mais do que no mesmo período de 2022, segundo a Secretaria de Comércio Exterior. Deste montante, US$ 2,7 bilhões das importações foram para os países da América do Sul -  63% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Com equipe representando a marca na Venezuela, as primeiras vendas já foram efetuadas e devem crescer nos próximos meses. “Apesar da crise do país, o mercado venezuelano tem boas oportunidades de negócios e carece de fornecedores de soluções como as nossas. Assim como em todos os países estrangeiros em que a Thermo Star atua, realizamos um amplo estudo de mercado e formalizamos nossa entrada através de um distribuidor, trazendo segurança e estrutura para atender os clientes desse país”, diz Raphael Kanzler, coordenador comercial da Thermo Star.

O crescimento via exportação está nos planos de expansão da Thermo Star para este ano, que deve chegar a 23 países até o fim de 2023. A empresa faz parte do programa Move Brazil, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com a Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). Através do projeto, já esteve em rodadas de negócios em países como República Dominicana e tem no radar agendas em países como Chile, Colômbia, Panamá, Costa Rica e México.

Em 2022, 12% dos resultados da Thermo Star vieram do mercado internacional. Em 2023, o objetivo é que o ganho suba para 15%, considerando ainda que a companhia continua projetando crescimento nos negócios para o ano, apesar do segundo trimestre ter apresentado resultados abaixo da expectativa devido a retração do mercado de forma geral.


Legenda: Raphael Kanzler, coordenador comercial da Thermo Star.
Créditos: Divulgação
Legenda: Empresa é especializada em soluções para refrigeração de transportes
Créditos: Divulgação