17/01/2024

TikTok e a febre dos vídeos: popularizada pelos jovens, plataforma conquistou também o público em geral e as marcas

A utilização de vídeos curtos para a divulgação de produtos e serviços se firmou como essencial na estratégia de marketing das empresas, atraindo, atualmente, o interesse de cerca de 66% delas para fazer suas ativações 

Nos últimos anos, o uso de vídeos se tornou uma  ferramenta fundamental para a divulgação de marcas, impulsionada principalmente pelo fenômeno das redes sociais e influenciadores digitais. Entre as diversas plataformas que marcaram presença nessa revolução, o TikTok se destacou de maneira extraordinária, principalmente a partir de 2020, com o início da pandemia - e a necessidade de buscar mais entretenimento na internet.

Em 2023, o aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos se mostrou como um dos queridinhos das marcas para realizarem suas ativações. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma brasileira Influency.me, aproximadamente 66% das marcas manifestaram interesse em investir em ativações por meio do TikTok, um salto significativo em comparação com os 35,6% registrados em 2022.

“O que torna o TikTok tão atraente é a sua capacidade de alcançar uma audiência diversificada e engajada. A natureza rápida e envolvente dos vídeos curtos permite que as marcas transmitam sua mensagem de forma concisa e impactante, capturando a atenção dos usuários em questão de segundos. Além disso, a plataforma proporciona um ambiente criativo e descontraído, onde a autenticidade e a originalidade são valorizadas, criando oportunidades para campanhas inovadoras”, comenta Juliano Tejada, diretor de Criação e Conteúdo da agência de publicidade Seven Comunicação Total, de Santa Catarina. 

A ascensão dos influenciadores digitais também desempenha um papel fundamental nesse fenômeno. Os criadores de conteúdo no TikTok, com seu poder de influência e alcance, tornaram-se peças-chave nas estratégias de marketing das marcas.

Parcerias bem-sucedidas entre empresas e influenciadores não apenas ampliam o alcance das mensagens publicitárias, mas também garantem uma conexão mais autêntica com o público-alvo, estabelecendo confiança e lealdade. A pesquisa da Influency.me revelou também que as marcas querem investir ainda mais em marketing de influência em 2024 (68% dos influenciadores, agências, assessores e marcas que responderam à pesquisa).

Para Juliano, à medida que as marcas reconhecem o potencial e o alcance global da plataforma, a competição para se destacar nela só aumentará. “Estamos testemunhando uma mudança significativa na forma como as marcas se comunicam com seus consumidores e o TikTok emergiu como uma das principais ferramentas dessa revolução. Enquanto agência, buscamos entender como nossos clientes podem se posicionar nesse tipo de espaço, que linguagem utilizar, em qual influenciar apostar, que público eles encontram lá e que resultado suas campanhas podem ter através de uma ativação neste formato, através de análise e mensuração”, destaca. 

Gastos dentro da plataforma

No final de 2023, o TikTok também alcançou um marco significativo ao se tornar o primeiro aplicativo móvel não relacionado a jogos a registrar mais de US$ 10 bilhões em transações internas de usuários na App Store e no Google Play. Esses gastos derivam principalmente da aquisição de "moedas virtuais". Neste ano, a plataforma quer atingir a marca de US$ 15 bilhões em gastos de usuários, estabelecendo-se como o aplicativo mais lucrativo.


Legenda: O aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos se mostrou um dos queridinhos das marcas
Créditos: Freepik