Transformação digital no RH: como a tecnologia está redefinindo a gestão de pessoas no Brasil
Pesquisa revela baixa maturidade digital no RH brasileiro, enquanto soluções como gamificação, automação e comunicação intuitiva ganham espaço para melhorar o engajamento e a eficiência
Embora a transformação digital seja um assunto recorrente nas empresas, a área de Recursos Humanos (RH) ainda enfrenta desafios significativos na adoção de novas tecnologias. De acordo com uma pesquisa recente da plataforma de conhecimento sobre a área Think Work, apenas 6% dos RHs no Brasil se consideram digitalmente maduros, enquanto 40% ainda não iniciaram processos de digitalização.
Neste cenário, a Joinin, especializada no desenvolvimento de soluções digitais para RH e comunicação interna, vem se consolidando no apoio da transformação digital de RHs de indústrias. A empresa já conta com mais de 212 mil usuários ativos em sua plataforma e reforça seu posicionamento com o “app da firma”, unindo simplicidade e interação facilitada entre colaboradores e gestores de RH.
“Nosso objetivo é simplificar a rotina dos profissionais de RH, eliminando tarefas burocráticas e promovendo uma comunicação intuitiva e assertiva entre a empresa e os colaboradores”, afirma Rogério Wiethorn, CEO da empresa.
Ainda de acordo com o levantamento da Think Work, profissionais de RH gastam, em média, 16,9 horas semanais com tarefas operacionais, representando 38% da jornada de trabalho, o que impacta negativamente a saúde mental e a motivação. Já um levantamento da Joinin aponta que as empresas que utilizam sua solução registraram 40% a menos de rotatividade, reduzindo custos com desligamentos e contratações, e 80% de ganho em produtividade.
A Joinin também responde a esse desafio com uma solução que alia gamificação, facilidade de acesso e personalização. Por meio da plataforma, os colaboradores podem interagir com o RH de maneira descomplicada, diretamente pelo smartphone. Dessa forma, reduzem o volume de atividades junto ao RH e ainda garante autonomia ao colaborador.
“A gamificação também é uma aliada poderosa para estimular o engajamento, especialmente em ambientes como o chão de fábrica, onde o acesso a canais digitais nem sempre é simples ou intuitivo. Este conceito é aplicado nos treinamentos oferecidos, facilitando o acesso a cursos com certificação e melhorias na carreira”, reforça o CEO.
Um setor em plena transformação
O mercado de HRTechs, ou seja, de empresas que trazem novas tecnologias para transformar o RH das empresas, segue aquecido. Atualmente, o Brasil conta com mais de 360 startups ativas e investimentos em soluções para a área que já superaram R$ 700 milhões entre 2023 e 2024, segundo levantamento da Liga Ventures. “Estamos no centro desse movimento, oferecendo soluções que não apenas simplificam processos, mas transformam a forma como empresas e colaboradores se relacionam”, conclui Rogério.