12/06/2024

Transporte de cargas impulsionado pela tecnologia 

A Reunidas investe em inovações para otimizar rotas, reduzir custos e aumentar a segurança

O transporte rodoviário continua a ter a maior participação no setor de cargas, sendo responsável por 63,4% de tudo que foi transportado no Brasil no ano passado, de acordo com levantamento do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Carregados de grãos, equipamentos ou quaisquer outros tipos de produtos, os caminhões cortam a extensa malha viária do país diariamente e a tecnologia tem deixado essa atividade mais segura e cada vez mais eficiente. 

Para Eduardo Alcântara, gerente comercial da Reunidas Cargas, de Santa Catarina, as empresas que desejam se manter competitivas e atender às demandas cada vez mais complexas do mercado precisam estar atentas a essas inovações e investir em soluções tecnológicas para otimizar suas operações. 

“A tecnologia nos permite automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, melhorando a fluidez da operação, além de assistir melhor o nosso cliente e o cliente dele, que espera pelo produto. Sem contar, é claro, na segurança proporcionada a todos. A Reunidas Cargas tem investido em novas unidades, veículos e também em ferramentas para crescer de forma atual”, destaca o gerente comercial. 

A Reunidas Cargas implementou em suas operações ferramentas tecnológicas para diferentes finalidades, como para a assinatura digital de documentos, eliminando a necessidade de papeis e agilizando o processo de documentação. Isso resulta em maior eficiência operacional, redução de custos e eliminação de possíveis erros causados por documentos físicos.

A empresa também conta com o rastreamento de seus caminhões em tempo real, para monitorar a localização dos veículos durante todo o trajeto de transporte. Segundo o gerente comercial, isso permite uma gestão mais eficaz das rotas e oferece aos clientes maior visibilidade e segurança em relação às suas cargas.

Outro recurso empregado pela companhia é a bipagem de documentos. “Desde a coleta da mercadoria até a entrega final, a Reunidas utiliza sistemas de bipagem de documentos, garantindo que cada etapa do processo logístico seja registrada e controlada de maneira eficiente. Isso minimiza o risco de perdas ou extravios de informações  importantes e facilita a rastreabilidade das operações”, explica Alcântara.

Já para otimizar as operações de armazenagem e movimentação de cargas, a Reunidas investiu em empilhadeiras eletrônicas, que oferecem maior precisão e segurança na movimentação de mercadorias, além de serem mais eficientes em termos de consumo de energia.

A empresa também investiu na renovação de sua frota. Atualmente, o setor de cargas já corresponde a metade das operações do Grupo Reunidas.


Legenda:
Créditos: Divulgação/Grupo Reunidas