17/08/2021

Universidade de Blumenau inaugura espaço que incentiva o uso de bicicletas e patinetes elétricos

Bicicletário fotovoltaico teve apoio da Global Química & Moda e contribui para um modelo de universidade verde

Incentivando a transformação social de maneira sustentável, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) estreia nesta quinta-feira, 19 de agosto, às 14h, um espaço destinado ao carregamento de bicicletas e patinetes elétricos. A iniciativa contou com a parceria da Global Química & Moda, que foi responsável pela doação dos painéis solares que abastecem o espaço. O ambiente, instalado no campus 2 da Universidade, será gratuito e aberto para a comunidade.
A inauguração contará com demonstrações para ensinar a correta utilização dos recursos disponíveis. “Esse projeto segue, em toda a sua lógica, a base da sustentabilidade. Além da geração de energia solar, toda a estrutura do Espaço de Carregamento foi construída utilizando madeira de demolição e sobras de obras”, explica Fábio Luis Perez, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Furb. Com a ação, a instituição de ensino superior se adequa ao conceito de universidade verde, que atua em prol do meio ambiente.
Yuri Marcel, coordenador de marketing e vendas da Global Química & Moda, explica que, por meio dos painéis fotovoltaicos e dos inversores de frequência, os meios de transportes são alimentados com energia limpa e sustentável. “Os componentes presentes no espaço funcionam como um reator natural, captando a radiação da luz solar para gerar eletricidade, diminuindo a emissão de gases prejudiciais à atmosfera. A sustentabilidade já é uma das premissas que seguimos na impressão digital e acreditamos que potencializá-la dentro da Universidade é um passo a mais para fomentar novas práticas e a conscientização”, diz.
Segundo Fábio, o projeto acompanha diversas tendências mundiais como as Smart Cities, ou cidades inteligentes, que unem estratégias de mobilidade urbana e infraestrutura com soluções sustentáveis e outras melhorias para a qualidade de vida das pessoas e energias limpas. “A inauguração do espaço é um passo importante para o desenvolvimento dessas áreas e conceitos em Blumenau'', afirma ele.
A energia solar é uma tendência em crescimento no país: além de mais limpa e barata, também é renovável, emite menos poluentes e sua matéria-prima é inesgotável e gratuita. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que a adesão ao modelo cresceu 55% em comparação ao último ano, chegando atualmente a 700 mil consumidores. A entidade estima que até o fim de 2021 a geração distribuída atinja 8,3 gigawatts.


Legenda: Bicicletário fotovoltaico desenvolvido pela Furb em parceria com a Global Química & Moda
Créditos: Divulgação
Legenda: Bicicletário fotovoltaico desenvolvido pela Furb em parceria com a Global Química & Moda
Créditos: Divulgação
Legenda: Bicicletário fotovoltaico desenvolvido pela Furb em parceria com a Global Química & Moda
Créditos: Divulgação