22/10/2025

Vale do Itajaí lidera resultados de programa do Sebrae/SC

Pequenas empresas da região tiveram aumento médio de 39% em produtividade e 20,5% em faturamento no primeiro semestre do ano. Inscrições para Agentes Locais de Inovação (ALI) estão abertas até 1º de novembro com bolsas de até R$ 5 mil

O Vale do Itajaí foi o grande destaque do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), promovido pelo Sebrae/SC, no primeiro semestre deste ano: a região registrou um aumento médio de 39% em produtividade e 20,5% em faturamento entre as empresas atendidas — os melhores resultados do estado.

Os números refletem o forte engajamento da equipe local e o comprometimento dos empreendedores com a inovação e a melhoria de processos, fatores que vêm se mostrando decisivos para o desenvolvimento econômico da região. O desempenho do Vale contribuiu expressivamente para o resultado catarinense, que fechou o ciclo com crescimento médio de 28,7% em produtividade e 10,7% em faturamento.

De acordo com Alice de D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC, os impactos positivos do programa se conectam diretamente a um dos principais desafios enfrentados pelo setor produtivo do Vale do Itajaí: a escassez de mão de obra qualificada. Ao investir em inovação e em aumento de produtividade, as empresas conseguem crescer com eficiência, reduzir gargalos operacionais e aumentar a competitividade mesmo diante das dificuldades de contratação.

“Os resultados mostram que o empreendedor catarinense entende que inovar é o caminho para crescer de forma sustentável. No Vale do Itajaí, esse movimento é ainda mais expressivo, pois as empresas estão buscando soluções criativas para enfrentar a falta de mão de obra e continuar crescendo”, afirma.

O programa ALI tem o objetivo de estimular a adoção de práticas inovadoras e o aumento de produtividade em micro e pequenas empresas de todo o estado. Os agentes atuam diretamente nos negócios, aplicando uma metodologia voltada para inovação. O atendimento tem duração de até 6 meses e é 100% subsidiado pelo Sebrae.

Entre os destaques do último ciclo do programa estão a Agência Beaver, na categoria Engajamento, a Carla Embalagens, na categoria Boas Práticas e o Restaurante Maria Salete, na categoria Inovação.

Para Daniel Trainoti, CEO da Beaver, “o ALI gerou resultados extremamente positivos para a agência, ao revisarmos os processos de atração, seleção e permanência de talentos. Certamente, nossa empresa conseguiu aumentar a produtividade por meio da aplicação de estratégias eficazes de engajamento da equipe”.

Carla Craes destaca que “existe uma empresa antes e depois do projeto ALI. Foram grandes mudanças em vários sentidos. Hoje temos um controle muito mais assertivo na produção e no faturamento. Tivemos também uma mudança no layout da empresa, otimizando e aumentando a produção de peças produzidas. Nosso faturamento aumentou em 27%”, afirma.

Para Roberto Rivelino Rautenberg, sócio-administrador do Restaurante Maria Salete, o programa permitiu ter um diagnóstico macro, e em certa medida, detalhado do restaurante. “Conseguimos observar que, com orientações técnicas e corretas, é possível implantar e implementar ações que impulsionam nosso negócio. Desenvolvemos algumas ações, dentre elas uma cesta com produtos locais e regionais, e o projeto de uma horta orgânica, que fornecerá produtos de alta qualidade para a cozinha do restaurante. O aumento das compras de produtos locais e regionais é outro elemento que importa citar, pois, além de fortalecer nosso negócio, contribui com o desenvolvimento territorial e regional”, finaliza.

Inscrições abertas

Para quem quer atuar como Agente Local de Inovação e ajudar empresas a alcançarem melhores resultados, o Sebrae está com um processo seletivo para novos agentes do programa ALI Produtividade e ALI Rural. As inscrições seguem até 1º de novembro, no site sebrae.sc/ali-2025, e o valor da bolsa é de R$ 5.000,00 mensais.


Legenda:
Créditos: Foto: Alex Vargas/Pexels