Valorização de imóveis cresce e manutenção preventiva é diferencial para se destacar no mercado imobiliário
De acordo com o índice FipeZap, houve aumento de 7,22% na valorização dos imóveis no último ano - maior valor já registrado na última década. Especialista da FastBuilt, empresa que desenvolve soluções para gestão do pós-obra, explica como a manutenção preventiva contribui para esse índice
Nos últimos anos, a construção civil do país vem vivendo momentos de oscilação – mas a valorização dos imóveis é recorrente, com uma crescente histórica no último ano. Segundo a FipeZap, houve aumento de 7,22% nos últimos 12 meses - índice recorde de crescimento na década. Para quem busca garantir que o seu patrimônio imobiliário siga na onda de bons resultados, a manutenção preventiva após o recebimento das chaves é um dos fatores fundamentais.
Jean Ferrari, engenheiro civil e CEO da FastBuilt, empresa especializada em soluções para gestão do pós-obra, destaca que a rotina de cuidados depois da entrega do imóvel tem impacto direto na preservação e valorização do empreendimento. "Um imóvel bem cuidado e com as garantias controladas não só preserva sua integridade estrutural, como também apresenta menor risco de depreciação, aumentando seu valor de mercado. É uma equação simples: controle eficiente e manutenção preventiva resultam em valorização", explica.
Um dos desafios para manter essas manutenções em dia, segundo Ferrari, é o controle de prazos para as inspeções. “Tradicionalmente, o proprietário recebe o manual do imóvel, com a descrição destas manutenções. Mas dificilmente consegue acompanhar os prazos ao longo dos anos, pois é um documento estático que acaba ficando na gaveta da casa. Por isso acreditamos na tecnologia como um propulsor para garantir efetividade nas manutenções e, consequentemente, contribuir para a valorização dos imóveis”, diz.
A FastBuilt traz em sua plataforma a funcionalidade de Manutenção Preventiva, que proporciona o controle do histórico de manutenção, datas para realização de cada uma delas e dicas de cuidados com o imóvel. A solução é utilizada por construtoras que podem disponibilizar essa facilidade ao cliente, tornando a rotina de manutenções realizadas por proprietários e síndicos, mais efetiva.
Redução de custos se somam aos benefícios
Além da valorização do imóvel, garantindo um ativo importante ao patrimônio do proprietário, as manutenções preventivas reduzem custos de correções estruturais. "A tecnologia proporciona uma visão clara das manutenções realizadas e das garantias em vigência, permitindo tomadas de decisão mais precisas e rápidas. Isso não só reduz custos com aqueles problemas estruturais que acabam pesando no orçamento, mas que poderiam ter sido evitados, mas também eleva o valor percebido do imóvel no mercado", acrescenta o CEO da FastBuilt.