23/08/2021

Viagens voltam ao nível pré-pandemia antes do previsto. Sua empresa está preparada?

Países como EUA já convivem com o retorno de conferências e reuniões presenciais, impulsionadas pelo ritmo de vacinação, retomada econômica e o cansaço atrelado aos recursos on-line. Para os negócios, o desafio será gerenciar com mais assertividade as despesas, garantindo a manutenção da receita

Um ano e meio após as primeiras restrições tomarem conta do globo, países em ritmo avançado de vacinação já sentem que as viagens corporativas voltam a fazer parte do calendário dos executivos. Companhias como a norte-americana TripActions já registram uma recuperação semanal de 10% no volume de reservas  – um crescimento de 300% na emissão de tickets de janeiro a junho. No Brasil, o estudo TRVL Lab, que avalia possibilidades no cenário pós-pandemia, apontou que 19,27% dos executivos devem viajar a negócios nos seis meses após a vacina.

Neste cenário, um desafio se torna ainda mais latente para as empresas: lidar com as despesas corporativas e garantir controle de todo o processo, visto que o momento ainda é de austeridade no orçamento.

Daniele Amaro, CEO da Paytrack, empresa desenvolvedora de softwares para gestão de viagens e despesas corporativas, diz que já é possível sentir um crescimento gradual nas movimentações do setor. “Além dos cuidados referentes ao bem-estar do viajante, é possível verificar que as empresas estão mais cautelosas em relação aos custos relacionados às viagens. É cada vez mais frequente o retorno destes deslocamentos, visto que a própria economia dá sinais de retomada, mas tem sido cada vez mais importante o controle de gastos para a saúde financeira da empresa”, diz.

Automação no centro para controle eficiente

Além de proporcionar a cotação de passagens conforme política de viagens da empresa, as soluções da Paytrack tornam a conferência dos custos mais ágil, com auditoria simples e prática. Através do reconhecimento óptico de caracteres, por exemplo, a solução identifica palavras permitidas e não permitidas no lançamento de despesas. Para o usuário, a experiência é facilitada, visto que ele pode lançar todas as despesas e solicitar reembolso diretamente pelo app. O adiantamento de viagem é substituído por cartão corporativo, dando mais segurança ao fato de se evitar o manuseio de dinheiro.

Empresas como a instituição financeira Sicredi já utilizam esse tipo de solução para otimizar as viagens. “A Paytrack  têm nos apoiado nas grandes mudanças que estamos promovendo nos processos de gestão de despesas e viagens, e se mostra uma empresa que reage rapidamente”, diz Luiz Vieira, coordenador administrativo da companhia. Na companhia, a automação proporcionou redução de 40% dos custos no processo de prestação de contas. O tempo de conferência caiu de 10 para dois dias.

“No pós-pandemia, essa agilidade impulsionada pela tecnologia será ainda mais importante para manter o ritmo das entregas. Além da segurança e do compliance, no que diz respeito às viagens corporativas o retorno deve ser marcado também pela redução da burocracia, já que os desafios dos executivos estarão cada vez mais ligados ao core business das empresas”, finaliza Daniele. 


Legenda: Automação é fundamental para gestão de viagens no pós-pandemia
Créditos: Divulgação