Viajar para o litoral no inverno? Confira 4 lugares para visitar de ônibus em Santa Catarina
Com um clima mais ameno nessa época do ano, as cidades conhecidas pelas suas praias também oferecem opções de passeios repletos de cultura, contato com a natureza e boa comida
Santa Catarina é um estado muito conhecido pelos seus destinos turísticos, com atrações para todos os gostos e épocas do ano. Durante o inverno, o movimento se volta para as regiões mais geladas, buscadas por quem quer ver a neve e a geada. No entanto, há sempre aqueles que preferem curtir um frio mais ameno e fugir do óbvio. Para esses, o litoral também é uma opção nessa época do ano.
Jerry Weber, gerente comercial da empresa de transporte de passageiros Reunidas, explica que mesmo no inverno o movimento ainda é grande para as cidades costeiras. “Pouco se fala das atrações que essas cidades possuem para o ano todo, além do verão. Mas muitas pessoas gostam de aproveitar a calmaria para conhecer ou revisitar esses locais, que possuem diversas atrações mesmo no frio. Além disso, o período coincide com as férias das escolas e universidades, o que também gera um movimento de estudantes voltando para casa ou aproveitando para passear”, comenta Weber.
Preços mais acessíveis, menos movimento nas estradas, menos multidão nas praias e nos demais pontos turísticos, clima agradável e natureza preservada, são alguns dos atrativos de viajar para o litoral de Santa Catarina no período de frio.
Cidades para visitar no litoral catarinense no inverno (e de ônibus)
Para quem planeja explorar o litoral catarinense, o deslocamento de ônibus é uma boa alternativa. Mais barato, confortável, seguro e com boa abrangência de linhas, o transporte coletivo nunca deixa de ser popular - de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo sobre as tendências de turismo para 2024, 29% dos viajantes pretendem utilizar ônibus como meio de transporte. Cidades relativamente próximas e muito populares nessa época, segundo a Reunidas, são Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. Confira dicas do que fazer em cada uma delas:
Florianópolis: carinhosamente conhecida como Ilha da Magia, encanta durante todo o ano. No inverno, a cidade oferece uma atmosfera mais tranquila e acolhedora e os turistas podem aproveitar com mais calma locais como o Centro Integrado de Cultura, visitar os vários museus da cidade ou a Ponte Hercílio Luz, que liga a ilha ao continente. As trilhas ecológicas, como a da Lagoinha do Leste, oferecem paisagens deslumbrantes, assim como as belas lagoas da Conceição e do Peri, entre outros destinos onde o contato com a natureza é o objetivo. Assim como nas demais cidades citadas, os frutos do mar frescos são destaque na culinária local, e a ausência de grandes multidões permite uma experiência gastronômica ainda mais agradável.
Balneário Camboriú: é um destino vibrante o ano inteiro e, no inverno, a cidade continua oferecendo uma vasta gama de atividades. O Parque Unipraias é perfeito para passeios em família, tendo como atração principal o passeio teleférico de bondinho que passa por três pontos: Barra Sul, Mata Atlântica e Laranjeiras, proporcionando uma vista panorâmica da cidade e do mar. A roda-gigante FG Big Wheel também proporciona uma vista espetacular da cidade e da orla iluminada. A Avenida Atlântica, repleta de bares e restaurantes, permanece animada, garantindo boa gastronomia e entretenimento. Para o contato com a natureza, algumas opções são o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd e o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. E para quem quer conhecer mais da vida marinha, o Oceanic Aquarium está à disposição, além de outras opções que agradam principalmente a criançada, como o Parque dos Dinossauros e o Parque da Nasa (Space Adventure).
Itajaí: se destaca por sua riqueza cultural e histórica. O Mercado Público é um ponto obrigatório para quem quer conhecer a culinária e o artesanato locais. Visitar as igrejas e museus, assim como o teatro de Itajaí proporciona uma imersão na história da cidade. O molhe da Atalaia oferece uma vista espetacular do encontro do rio com o mar, perfeito para um passeio tranquilo.
Itapema: a Praia Grossa e a Praia do Plaza são ideais para caminhadas e contemplação da natureza. A 156 metros acima do nível do mar, o Mirante do Encanto proporciona uma vista panorâmica da região e é um ponto turístico imperdível. Para quem gosta de trilhas ecológicas, uma opção é o Sertão do Trombudo, localizado na área rural, e as várias trilhas como a da Pedra da Cadeia e da Praia Grossa. A Ponte dos Suspiros, entre a Praia Central e do Canto, é um lindo cenário para fotos, assim como a rota dos balanços gigantes, que ficam ao longo da orla.