19/11/2020

Webinar sobre One Health marca lançamento da pós Epidemias e Inovação em Saúde

Durante o evento online e gratuito, que acontece no dia 24 de novembro, especialistas falam sobre a importância de se avaliar aspectos relacionados à saúde através da integração entre ambiente, homem e animais.

Pesquisas e ações para a saúde humana são mais assertivas quando os estudos se baseiam na integração de diversos ambientes: homem, ambiente e animais. Isso porque 90% das doenças infecciosas – incluindo as que causam pandemias como a da Covid-19, por exemplo, surgem na zoonose e acabam impactando todo o planeta. É isso o que destaca o conceito de One Health, que busca uma atuação multidisciplinar e integrada entre todas as áreas da saúde.

O conceito será discutido no webinar especial realizado pela Furb em parceria com a Fundação Fritz Müller, no dia 24 de novembro às 19h através do link https://youtu.be/ynQCh1xvFlA. No projeto estão confirmados nomes como: Regiane Tigulini, tecnologista que atua no Laboratório de Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde do Mato Grosso do Sul; Nilton Lincopan, professor associado do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo; Karina Baumgarten, médica veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e Eleine Anzai, médica veterinária e membra do Comitê Brasileiro de Antimicrobianos (BRCAST-VET).

Além de discutir o conceito de One Health com especialistas referências na área, o webinar também marca o lançamento da pós-graduação Epidemias e Inovação em Saúde, que tem previsão de início das aulas em abril de 2021. O projeto é o primeiro lançado através da parceria das duas entidades, que são referências em educação superior e corporativa em Santa Catarina, em um modelo, que permitirá a participação de profissionais da área de saúde de todo o país.

Além de abordar o histórico de pesquisas e estudos relacionados a epidemias mundiais, a especialização também destacará estudos de doenças infecciosas e as inovações na área de saúde previstas para até 2022.

O corpo docente do projeto é coordenado pelo professor Dr. Alessandro Silveira, farmacêutico, bioquímico e pós-doutor em microbiologia.

Confira aqui a programação completa da especialização aqui.


Legenda: Webinar sobre One Health marca lançamento da pós Epidemias e Inovação em Saúde
Créditos: Divulgação