Busca por viagens de ônibus aumenta em julho com o recesso escolar
Comodidade, segurança e economia levam os brasileiros a optarem pelo transporte coletivo. Empresa de SC prevê incremento de 34% na receita durante o mês
As aguardadas férias de julho estão se aproximando, e com elas surge a oportunidade para as famílias aproveitarem o período de recesso escolar e explorar novos destinos. Para as empresas de transporte rodoviário o período também é bastante aguardado, devido ao crescimento da busca por passagens de ônibus.O Grupo Reunidas, de Santa Catarina, está prevendo um aumento significativo na sua receita. Com base na crescente procura por viagens durante o período, a companhia estima crescimento de 34% em sua receita, em comparação com os meses anteriores.
Com o intuito de atender à demanda dos passageiros, a Reunidas está planejando o incremento de 80 horários extras em toda a sua malha de atuação, abrangendo tanto trajetos estaduais como interestaduais. A empresa oferece, ainda, a opção de fretamento eventual, para excursões. O aumento da disponibilidade visa garantir que todos os passageiros consigam realizar suas viagens de maneira confortável e segura, conforme destaca o presidente da companhia, Lycurgo Coelho de Souza.
“A Reunidas está preparada para receber um número expressivo de passageiros em julho, garantindo a qualidade dos serviços prestados. Os horários extras serão implementados de forma estratégica, considerando as rotas mais demandadas e os principais destinos procurados pelos viajantes.”, comenta Lycurgo.
A empresa tem uma extensa malha de atuação, que abrange o Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil, além da Argentina, conectando diversas cidades e proporcionando aos passageiros a possibilidade de desfrutar de momentos de lazer e descanso.
Recentemente a Reunidas anunciou uma nova facilidade para os passageiros, a implantação do sistema de Bilhete de Passagem Eletrônico (BPE), para as compras nos sites autorizados e pelo WhatsApp oficial da empresa. Com isso não é mais necessário retirar o bilhete de passagem na agência ou imprimir antes da viagem.
“Para além da questão do preço, a aposta na experiência do consumidor é um dos motivos que fazem com que cada vez mais pessoas, de todas as classes sociais, busquem o transporte de ônibus para suas viagens, seja a trabalho ou lazer. O setor como um todo tem investido bastante nisso, com novas tecnologias para facilitar a vida de quem quer viajar, com mais conforto e segurança”, comenta.
Mais barato e mais cômodo
Diversos fatores têm impulsionado a preferência dos passageiros pelas viagens de ônibus. Além da comodidade proporcionada pelo transporte rodoviário, o preço acessível é um dos principais atrativos.
Pesquisas, como a realizada no segundo semestre do ano passado pela consultoria Kantar, a pedido da plataforma de marketplace ClickBus, corroboram essa tendência. O estudo revelou que 45% das pessoas ouvidas compraram passagens de ônibus pelo menos uma vez por mês entre agosto de 2021 e agosto de 2022, sendo que a maior parte declarou possuir veículos próprios.
Historicamente, julho é o mês com maior número de passageiros, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). A entidade estima que cerca de 4 milhões de pessoas devem ser transportadas pelas empresas de ônibus brasileiras em julho de 2023, um pouco mais que no mesmo período de 2022.